sábado, 11 de setembro de 2010

Pavement – A Lesson in Songwriting

A sorte deste blog é que o Eduardo se empolgou e fez mais um post sobre o Pavement. Bora?



"Em 1997, o Pavement participou de um programa de TV holandês que documentou o processo de composição de uma canção, culminando com sua performance ao final. Este é um vídeo da música que eles fizeram, certamente uma das melhores que eles não chegaram a lançar.

Em 2008, foi anunciado que ela seria lançada na reedição de Brighten the Corners. Infelizmente, poucas semanas depois, ela foi retirada do tracklist quando a VPRO (a emissora holandesa que detém os direitos da gravação) exigiu uma quantia absurda de dinheiro para liberar seu uso.

Há uma chance de que uma versão diferente da música apareça na reedição de Terror Twilight, já que, aparentemente, ela foi testada nas sessões iniciais de gravação do álbum."

(Tradução basiquinha da descrição do vídeo no YouTube)

A música em questão chama-se "For Sale! The Preston School of Industry" e é cantada pelo guitarrista Scott Kannberg (a.k.a. Spiral Stairs).

No programa, a banda ainda comentou o processo, enquanto ele acontecia. É possível testemunhar o momento em que a música nasce, quando Spiral toca o riff ao fundo. Nesse instante, Malkmus comentava algo e parou pra perguntar "Ei, o que foi isso? Ouvi algo catchy." A música surge a partir do riff: Riff-based writing, como ele chamou o método utilizado naquele momento. Além disso, falaram, em geral, sobre composição e sobre as características do som do Pavement: afinações, melodias etc.

Jam pré-Preston




Apesar de "Preston" ser uma composição sua, é possível notar um certo ressentimento na fala irônica de Spiral quando ele responde à pergunta sobre quem, normalmente, surge com a ideia inicial das canções: "O professor Malkmus. Ele escreve a maioria das canções, é isso que ele faz quando está em casa".

Após o fim do Pavement, em 1999, Spiral montou uma banda e deu a ela exatamente o nome da canção que ele compôs naquele dia: Preston School of Industry. Esse é, originalmente, o nome de um reformatório para delinquentes juvenis (alguns ilustres), que fica a uma hora da cidade natal do Pavement: Stockton, Califórnia. Sediada numa construção conhecida como "O Castelo", a instituição foi desativada em 1960. Com fama de ser assombrado pelo espírito de uma enfermeira que foi assassinada lá nos anos 50, o Preston Castle foi cenário de filmes de terror e séries sobre atividade paranormal.

A participação do Pavement no programa da VPRO foi registrada no bootleg Live in Amsterdam 4/4/97/ VPRO Lesson in Songwriting.

O tracklist é o seguinte:
Starlings of the Slipstream, Gold Soundz, Transport is Arranged, Stereo, Give it a Day, Passat Dream, Shady Lane, The Hexx, Unfair, Old to Begin, We Are Underused, Westie can drum, Blue Hawaiian, Date w/ IKEA, Range Life, Killing Moon, A Lesson in Songwriting pt 1, A Lesson in Songwriting pt 2, A Lesson in Songwriting pt 3, For Sale! Preston School of Industry

A Matador vem, desde 2002, relançando os cinco álbuns do Pavement. A cada dois anos sai uma edição deluxe dupla com todos os b-sides e outtakes, e esse ano é a vez do último deles, Terror Twilight. Como dito na descrição no YouTube do vídeo de "Preston", pode ser que a música apareça nesse lançamento, que deve sair em novembro. Vamos esperar.

4 comentários:

Benjamin disse...

http://hotfile.com/dl/69760641/e1a046a/pavement_-_1997.04.04_-_amsterdam.rar.html

Anônimo disse...

não para fazer upload de novo, por favor? esse link nao dá´

Benjamin disse...

Opa, tá na mão
http://www.mediafire.com/?qe0x3hkbf9hw3ac

Anônimo disse...

és boa pessoa mesmo!

Anónimo Malkmus