Quem faz, lê ou gosta de meter o pau em jornalismo cultural (este último já está virando uma profissão), recomendo a leitura do texto que o Thiago Ney publicou no blog da Ilustrada, discutindo sobre a discussão do jornalismo cultural. Não digo que o texto é ótimo, muito menos definitivo (inclusive recomendo a leitura dos comentários, que não são bons mas contextualizam), mas é para se pensar. Lá o Ney linka um texto do Camilo Rocha intitulado "Pra que serve um crítico musical?", bem bacana. Ele diz:
"A boa escrita musical vai muito além disso. O bom crítico oferece contexto, teorias, informações pouco conhecidas sobre o artista, faz ligações entre uma obra e eventos culturais do presente, momentos históricos ou outros artistas".
É o que eu tentava dizer nas aulas de jornalismo cultural. Mas aí vem uma vibe Thiago Ney e eu penso que falar é fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
?
??
Eu tinha feito um comentário, mas parece que o blogger não gostou e me censurou..
Bem, eu tinha dito que não li os textos direito, só dei uma olhada, mas achei bem legal o que o cara escreveu sobre "boa escrita musical", pois pode ser levada para outras áreas, como a literatura. E parece que hoje as pessoas são muito "definidas", ou elas fazem "achismos" sem embasamento, ao são teóricas cheias de presunção...
concordo com o que disse, Arthur!
E nao entendi essa censura do blogger, que estranho...
Postar um comentário