quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Neon Neon de volta para o futuro


Fui pesquisar imagens do Neon Neon quando coloquei "Dream Cars" como quinta melhor música de 2008 e descobri histórias legais sobre a banda, que conheço pouco. A história é velha, mas para mim é nova e acho que vale a pena colocar aqui (a não ser que você leu sobre isso quando eles vieram no Tim Festival).
Stainless Style é uma "audiobiografia" de John DeLorean, playboy e criador do carro que ficou famoso depois de "De volta para o futuro"- a banda, inclusive, deu um show de graça para quem tivesse um DMC-12, modelo que aparece no filme. As referências já começam no título, que é um trocadilho com stainless steel (aço inoxidável), material do qual eram feitos os carros.

McFly assistiria ao show do Neon Neon de graça

É inevitável a referência à década de 80 no disco, não só no instrumental synth/electro-pop, mas em músicas como "I Told Her on Alderaan", nome do planeta da Princesa Leia em Star Wars. Misture com drogas e mulheres e terá o resultado. Falando em mulheres, "Raquel" se refere ao caso amoroso de John DeLorean com a atriz Raquel Welch, mencionando vários fatos biográficas da moça que já namorou até o Alice Cooper. "Dream Cars" resume a vida sexo, drogas e carros de DeLorean, e ainda tem participação do Fab Moretti, o queridinho que estava em todas em 2008 (Little Joy, Megapuss, etc), menos nos Strokes. "I Lust You" é sobre um período em que o playboy estava tendo muitos casos - ele foi casado quatro vezes, e durante o último casamento, acusado de um esquema de tráfico de drogas. Gruff Rhys também diz que "Michael Douglas" fala de uma época que DeLorean fez plástica no queixo para ficar mais parecido com o ator.
Não só um bando de participações e sintetizadores fazem Stainless Style, que além da história bacana tem uma das melhores músicas de 2008.

Mais: entrevista com Boom Bip no rraurl.

Nenhum comentário: