quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Para Lusófonos e Lusófilos

Decadente que nada! Este blog agora tem seu primeiro post feito por correspondentes especiais de São Paulo! A ótima Letícia Souki, que já praticava o karaokêzismo antes de virar moda, escreveu com exclusividade (ui!) para o Indieoteca o que você lê abaixo (enquanto finge que tá entendendo alguma coisa do que a mocinha canta):


De música portuguesa a gente conhece o quê? Roberto Leal, Madredeus, Amália Rodrigues, ‘O Vira’ dos Mamonas... E aquela banda que tocou no SESC Pompéia no último sábado. Peraí, banda portuguesa no SESC Pompéia – casa do Invasão Sueca, da Conexão Brooklyn Pompéia, do Blues Punk, do Prata da Casa. Esse mesmo. A banda se chama Clã e, segundo Fernanda Takai, “é a melhor banda portuguesa da atualidade”.

O Clã é uma banda de rock que, pra começar, não tem guitarra. Tem um Baixo Piccolo (nem sabia que existia isso, confesso) que emite um som sensacional. Tem também uma vocalista adorável, engraçada, faladeira e muito, muito animada chamada Manuela (ora, pois). Tem letras lindas e profundas, escritas por muitos poetas lusófonos contemporâneos que se oferecem para compor especialmente para a banda.

E tem um amor recente pelo Brasil. Apesar de ter sido formada em 1992 (!) e fazer bastante sucesso em Portugal, as parcerias com artistas brasileiros começaram por volta de 2002. Arnaldo Antunes assina muitas composições, assim como Zeca Baleiro, e o Pato Fu foi parceiro não só de música como de produção. Tem até clipe do Clã com a participação de uma Fernanda Takai cheia de glitter. Para a alegria de todos (principalmente da banda, que baba pelos amigos brasileiros!) todo esse pessoal apareceu nos dois shows que foram realizados em SP.




O repertório do show foi bem vasto, já indicando o real motivo da passagem da banda pelo Brasil (não, eles não vieram só para comer pão-de-queijo na casa dos amigos): o lançamento da coletânea Catalogue Raissoneé, produzida e distribuída exclusivamente no Brasil. Já está até vendendo na Fnac por um precinho módico. As melhores músicas do show aparecem também no disco: Dançar na Corda Bamba, Eu Ninguém, Fahrenheit, Carrossel dos Esquisitos, GTI e a ‘heart-breaking’ Problemas de Expressão.

Para nós, jovens brasileiros um busca de música de qualidade, o mais curioso do Clã é poder ouvir ótimas canções cantadas na nossa língua-mãe, de um jeitinho “um bucadeinho” diferente.

A melhor música do show e o cowbell


Tem o disco na íntegra na Rádio UOL: http://www.radio.uol.com.br/album/cl%C3%A3/catalogue-raissone%C3%A9/19043

Nenhum comentário: