sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Será que vão apagar este post?

Não, porque o blog ainda não tem muitas visitas, e porque não disponibilizarei música nele.

Há alguns meses um vídeo meu foi deletado do YouTube porque tinha como trilha sonora uma música protegida por direitos autorais. A música em questão (na verdade, apenas um trecho) era do Nine Inch Nails, banda que vira e mexe disponibiliza discos inteiros para download grátis na internet. O clipe da música está no YouTube. Sei que outros vídeos foram deletados pelo mesmo motivo.

Vinha percebendo que muitos blogs que disponibilizam música colocam o link para download meio "escondido", ou colocam mensagens se isentando de responsabilidade. Saiu hoje na Folha Online uma matéria falando que posts de blogs super visitados vem sendo deletados, sem nenhum aviso prévio ou póstumo, por causa das gravadoras. Os blogs estão hospedados no blogspot, que é do Google. O problema não é só com bandas mainstream, são censurados posts com bandas independentes e até quando o próprio artista concede o material.
De todas as atitudes anti-"pirataria" musical, esta parece ser a mais idiota (e absurda). Basta um pouquinho de raciocínio para concluir que essses blogs são fonte de conhecimento musical de milhares de pessoas. É assim que elas conhecem as bandas que um dia comprarão CDs e irão aos shows, ou que vão gastar seu dinheiro de alguma maneira. Evitar o que eu considero divulgação gratuita é mais um passo em direção ao abismo.

Um comentário:

Eduardo Palandi disse...

se apagarem alguma coisa sua, e você precisar de alguém para quebrar as pernas dessa galera, é só chamar.